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Toda semana abordaremos no blogtemas diversos relacionados à saúde e nutrição. Hoje o assunto é: Os Benefícios da Cúrcuma.

VOCÊ SABIA?

A Cúrcuma é uma substância muito antiga, usada como planta medicinal desde o século I. Os curcuminoides presentes na cúrcuma (açafrão da terra), possuem diversos efeitos contra doenças como: câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, artrite, doenças neurológicas e seu potencial efeito antioxidante aliado a todas essas enfermidades também.

Apesar de todos esses benefícios, a biodisponibilidade do composto é baixa e, para melhorar essa absorção, devemos anotar algumas dicas:

– A cúrcuma associada com a pimenta preta (do reino) aumenta a absorção. Já existe no mercado produtos em pó com os dois compostos.

– É uma substância lipossolúvel, ou seja, se liga facilmente as gorduras. Consumi-la, juntamente com alimentos fontes, como: azeite, manteiga, óleo de coco e abacate, por exemplo, seria a melhor opção.

Sugestão de Vitamina:

– 1/2 abacate

– 150ml de leite

– 1 colher de chá de Cúrcuma com pimenta preta

– Bater os ingredientes no liquidificador

Você pode colocar a cúrcuma em qualquer preparação salgada também.

Observações:

Todos os efeitos medicinais citados observados em estudos foram obtidos com extratos concentrados de curcumina, ou seja, o princípio ativo da cúrcuma.

Para conseguir cerca de 1g de curcumina, seriam necessárias 3 colheres de sopa de cúrcuma em pó por dia, algo não muito palatável devido ao gosto intenso.

Existem no mercado produtos concentrados que trariam esses benefícios com uma quantidade menor e possível de ingerir.

Procure sempre um nutricionista para auxiliá-lo.

Bruna Mambrini (@nutri.mambrini)

Nutricionista graduada pela UNESP – CRN: 52288

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